COMPARTILHAR

Fim de ano é excelente para fazermos análises de tudo o que foi feito durante o ano e também ter o reconhecimento do que não foi feito, replanejar e ajustar seu “Plano de Voo” para 2012.

Antes de falar do marketing digital imobiliário é importante ver o marketing digital como um todo.

O marketing digital, no Brasil, em 2011, teve resultados excelentes e expressivos.

Segundo o E-bit, no comércio eletrônico atingimos, apenas no primeiro semestre de 2011, 4 milhões de novos compradores online atingindo 27,4 milhões de e-consumidores. Sem falar no índice de confiança que chegou em 86,9%.

Já a IAB projeta para 2011 uma fatia de 10%, sobre o total do bolo publicitário, vindo do mercado digital.

E o IBOPE Nielsen divulgou que temos 77,8 milhões de pessoas com acesso à internet no segundo trimestre de 2011 e o tempo de uso de uma pessoa, com computador conectado a web, chegou a 69 horas em agosto/11.

Com um cenário positivo e em franco crescimento não poderia ser diferente o que aconteceu com o marketing digital imobiliário.

É uma área que esta com seu alicerce totalmente consolidado e continuando a subir novos degraus e construir novos andares.

Quando o assunto é lançamentos e vendas, o ano de 2011 foi difícil para diversas incorporadoras. Porém na contra mão veio o marketing digital imobiliário que foi encarado como sendo uma excelente escolha para um trabalho mais inteligente e certeiro na busca de seus clientes.

A internet passou a ser um pilar estratégico na definição da estratégia de um produto ou campanha.

Ficou nítido a evolução do marketing digital imobiliário quando comparamos 2010 com 2011.

O mercado imobiliário precisa de ações criativas e inovadoras. Sabemos o quanto, nós brasileiros, somos craques em ser criativos. Somando com o espaço que a internet propicia, resumiria que juntou a “fome com a vontade de comer”.

Acompanhei diversas ações durante este ano que seriam dignas de ganhar prêmio.

Ações que exploravam cidades e bairros utilizando a web como estratégia principal.

Ações totalmente colaborativas que necessitavam de interação do usuário para chegar ao resultado final.

E quando falamos em relacionamento com os clientes não resta e menor dúvida que as redes e mídias sociais se consolidaram como importantes ferramentas de interação. Falo de reclamações, respostas, elogios, envio de sugestões…

Finalizo minha análise destacando e parabenizando as diversas empresas do mercado imobiliário que se atentaram para a importância da criação de uma área voltada para o marketing digital.

Quer saber quais foram estas empresas?

É fácil!

Faça sua pesquisa e através da sua análise descobrirá quais foram estas empresas!

Que venha 2012…

Abraços

Gustavo Zobaran

@gustavozobaran

Comentários do Facebook

Comentários