COMPARTILHAR

Venho acompanhando como as agências de publicidade e marketing estão se modificando e se estruturando para poder amparar seus clientes no ambiente online.

Foco On-line

Recentemente estive em algumas das principais agências digitais do Brasil e gostei muito do que encontrei. Estrutura, organização, mão de obra qualificada e FOCO NO ONLINE!

Acredito que estes fatores são extremamente importantes para a sinergia da agência e cliente. Aquelas que simplesmente “abrem um braço digital” para garantir uma fatia deste bolo está fadada ao insucesso, corre o risco de se queimar e queimar o mercado.

Entendam que é uma visão de quem está do lado de lá do balcão!

Sabemos que toda ação online toma uma proporção e viralidade muito mais rápida. A velocidade é diferente! Parece redundante o que disse agora, mas tem gente que ainda não enxerga desta forma.
De uma forma simples e direta, toda ação online seja um concurso cultural ou uma ação de presença digital, precisa ter algumas coisas que são importantes, como:

– Estratégia
– Plano de Mídia
– Parceria com o Offline
– Parceria com o Promocional

Sempre costumo fortalecer que a presença do offline e do promocional potencializam as ações digitais.E nunca se esqueça que a somatória disso ainda precisa ser multiplicada pela velocidade! Ah, e a velocidade ao quadrado…cubo….

Estive palestrando em um importante evento que aconteceu sobre o mercado imobiliário e, na oportunidade, fui convidado para presidir também o painel sobre Plano de Mídia.

Interação

Foi muito interessante ter notado que a maioria está começando a entender e procurar profissionais para integrarem seu corpo de colaboradores com o foco no online.

Pelo fato de o tema ainda ser de pouco conhecimento da maioria o painel se tornou um grande bate papo e troca de experiências! O Plano de Mídia Online é um quesito complexo e precisa ser elaborado por quem entenda muito do mercado onde irá realizar a ação.

É uma visão muito mais global! Nosso país tem extensões continentais e com diversas particularidades e costumes. Não adianta achar que a mesma linguagem que utilizou para o público do sul servirá para o público do sudeste, pois até entre os próprios estados da mesma região tem diferença.

Isto serve também para os veículos, pois nem sempre o que bomba em SP é o mesmo que bomba no DF e nem a mesma linguagem de uma peça offline será a melhor opção para uma online.

Um exemplo simples é do segmento imobiliário, pois tem regiões que utilizam dormitórios e outras quartos!

Vai você trocar a forma que se utiliza…é perder a credibilidade com o usuário!

Se sua agência digital não está atenta a isso, você poderá investir em um plano de mídia online sem consistência e objetividade.As agências digitais precisam entender que seu papel neste processo todo é de extrema importância.

Elas precisam ter sempre em mente que no mercado online ainda os indicadores estão se fortalecendo, ganhando consistência e é de pouco conhecimento por parte de quem contrata uma agência digital.

Proponham estratégias, planos de mídia, parcerias,…
Mas sejam também “CATEQUIZADORAS”!

Abraços,
Gustavo Zobaran
@gustavozobaran

Comentários do Facebook

Comentários